O que é e como funciona a energia solar fotovoltaica?

O que é e como funciona a energia solar fotovoltaica?

Primeiro post do Blog e vamos começar, exatamente pelo início! Nossa missão é fazer você se sentir confortável e entender como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica da SolarSelf. Devido ao crescimento rápido dessa tecnologia, muitas pessoas tem dúvidas e podem deixar de aproveitar esse investimento por não saber o básico: o que é e como funciona.


História

 

A energia solar fotovoltaica teve sua origem na Europa e não foi criada por uma só pessoa, foram décadas de estudos repassada de cientista a cientista, até que no ano de  1954 a primeira célula solar foi formalmente apresentada na reunião anual da National Academy of Sciences, em Washington, por Russell Shoemaker Ohl  e anunciada numa conferência de imprensa.

Sobre o sol

Estudos comprovam que o sol libera a cada instante pequenas quantidades de energia, que chamamos de fótons. Os fótons são partículas super rápidas que percorrem aproximadamente 150 milhões de quilômetros em cerca de 8,5 minutos para chegar a Terra. Isso quer dizer que: a quantidade de fótons que chega até nosso amado planeta a cada hora, seria suficiente para abastecer todo o mundo por até um ano. Infelizmente,isso ainda não acontece. Por muitos motivos, um deles o dinheiro que as outras fontes de energia geram para pessoas poderosas, mas conforme a tecnologia vai evoluindo, vai aumentando nossa capacidade de desfrutar dessa fonte de energia LIMPA, RENOVÁVEL E INESGOTÁVEL! 


O que é Energia Solar Fotovoltaica?


Vamos ao que viemos?
Energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade. Nossa equipe vai instalar um painel no teto da sua residência, e nele existe todo um sistema que transforma automaticamente a luz do sol em energia elétrica. Não é magia, é tecnologia!
A Agência Internacional de Energia ( IEA, na sigla em inglês ) classificou a energia solar fotovoltaica como uma das tecnologias que mais cresce no mundo e garantem que nos próximos anos, de uma forma ou de outra, estaremos todos aproveitando os inúmeros benefícios dessa forma de gerar energia.

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

Não existem muitas diferenças entre o funcionamento da energia solar fotovoltaica e outros métodos. Acreditamos que o mais importante, é que você será o provedor e distribuidor da sua própria energia, não necessitando que ela venha de outro local, se não da sua própria casa, comércio ou fazenda.
Os painéis instalados no seu telhado, enviam a energia gerada para um inversor, que a transforma em energia elétrica. O inversor é uma importante peça do sistema, além de fazer essa inversão, ele fornece proteção contra falhas elétricas e gera estatísticas do sistema.

E durante a noite é produzido energia?

Não! Por esse motivo, ainda precisamos que o sistema solar fotovoltaico seja conectado a rede elétrica. Mas isso é assunto para um outro post!

Esperamos que vocês tenham gostado, ficou com alguma dúvida sobre como funciona energia solar fotovoltaica? Utilize o espaço abaixo e deixe seu comentário.