Como funciona um sistema de energia solar fotovoltaico?

Odoo • Image and Text                 

Você leu anteriormente no nosso blog algumas curiosidades sobre o sistema de energia solar Fotovoltaico, né? Bom, hoje nós iremos continuar os nossos tópicos para você saber de tudo mesmo, vem com a gente! Mas antes, um questionamento: Já se perguntou se é possível os raios solares se tornarem luz elétrica?

E a resposta para essa pergunta é: SIM! É super possível. É isso que chamamos de Fotovoltaico, e simplificando mais ainda, Fotovoltaico é o mesmo que energia solar. Agora sim, vamos para os tópicos. Aqui estão algumas informações que separamos sobre o funcionamento deste sistema:

1. O painel solar gera a energia solar Fotovoltaica. Basicamente, este painel reage com a luz do sol e gere a energia elétrica. Interessante, né? Ah, e não se esqueça que normalmente se instala no telhado para captar a luz com mais eficiência e é conectado no seu Inversor Solar. Ok, mas o que é isso? Vamos ao segundo tópico então;

2. O Inversor Solar é o que irá converter a energia solar para a sua casa ou qualquer outro lugar que você queira. Eu sei, ainda está muito técnica a linguagem, mas já vamos entender, juro. Bom, o painel é de corrente contínua (CC) e precisamos que se torne uma corrente elétrica alternada (CA), para então se tornar a energia elétrica. E é neste momento que tudo acontece, com essa conversão todos os eletrônicos da sua casa, como: TV, computador, microondas etc, vai funcionar tranquilamente. Isso é muito incrível, não é?

3. Distribuição de energia. Você sabe onde “fica” a energia? Para desligar ou ligar por exemplo? Fica no “quadro de luz” e é neste mesmo quadro de luz que a energia elétrica saindo do Inversor Solar vai, fazendo assim toda a distribuição na sua casa ou até mesmo sua empresa.

Esses 3 tópicos tiraram algumas dúvidas? Mas espera aí, ainda temos mais algumas observações importantíssimas, confere aqui:

● A Solar Self realiza a instalação do Painel.

● Você pode economizar bastante $ por mês e ajudar o meio ambiente, duas coisas que amamos. Mas é importante ressaltar que, cada distribuidora tem suas próprias regras e exigências de utilização | instalação, por isso sempre contrate um serviço de empresas experientes, assim como a nossa.

● O seu relógio de luz antigo será substituído por um novo que é bidirecional. Meu Deus, o que é isso? Relaxa, é apenas um relógio que irá medir a entrada e saída de energia e que é específico para isso.

● O sistema precisa de manutenção, hein? A cada 6 meses normalmente, mas se você for de uma região muito chuvosa e/ou seca, esse processo precisa ser feito a cada 4 meses. Isso irá garantir o melhor funcionamento do painel. Não se esqueça!

Ufa, acabamos o resumão de hoje, mas você pode encontrar mais informações nos contatando pelos números ou e-mail encontrados no nosso site e até mesmo no endereço físico caso seja de BH. Será um prazer imenso te atender ou receber por aqui assim que a pandemia terminar!

Aqui embaixo você pode fazer algum comentário ou pergunta, nós também te responderemos por aqui, ok?